Arquivo do blog

quarta-feira, 7 de março de 2018

TERRA INDÍGENA DE MOSKOW



A Terra Indígena de Moskow foi homologada com o Decreto Federal sem número no dia  30 de maio de 2003. Sua área é de 14.212 e conta com uma população de 415 pessoas171, em sua maioria Wapixana. Como não desenvolvemos o trabalho de campo na TI, pouco teremos a colaborar com sua história.


3.3.6.1 – MOSCOU - O SOCIALISMO  INDÍGENA


‘MOSKOW’




A maloca de Moskow é a única da referida TI, apesar de sua homologação recente, seus moradores parecem ser antigos, visto que os fundadores da maloca de Alto Arraia serem provenientes desta. Segundo seu Casimiro Cadete, o antigo nome da maloca era Kuduidintun, que quer dizer kuduidin, ‘onça’ e tun, ‘ilha’.
No entanto o nosso informante não sabe quando se deu a mudança de nome para o atual.   Os Wapixana do Alto Arraia dizem que o atual nome vem de um estrangeiro que observando o modo como os índios viviam disse que aquilo parecia uma cidade socialista172, como Moscou, os índios gostaram do nome e passaram a denominar o local com o  corotopônimo.
De fato, para o estrangeiro, proveniente das grandes cidades brasileiras, vivenciar a vida numa maloca Wapixana, é encontrar-se num outro mundo. Aqui temos uma clara diferença entre     a nossa sociedade e as comunidades indígenas. Os Wapichana vivem em comunidade, eles comungam as mesmas coisas: a construção das casas, o preparo da terra, o plantio, a colheita, a
 manutenção da maloca, tudo isso são atividades que fazem em comunhão, em comunidade, pois todos participam e todas as tarefas são distribuídas173. No entanto, estas relações sociais estão se modificando, nas malocas mais próximas à Boa Vista. A circulação do capital começa a gerar um novo quadro, onde alguns são mais favorecidos e outros menos. Na própria paisagem da maloca já percebemos casas de alvenaria, com televisor e alguns eletrodomésticos, enquanto a grande  maioria das casas tem a parede de adobe ou mesmo de palha de inajá, com cobertura de folha de buriti. Além disso, com o confinamento dos Wapixana em TIs e com a escassez dos recursos naturais dessas terras, os índios que não têm acesso aos recursos econômicos passam algumas necessidades nutricionais quando em suas roças só se encontram as  mandiocas.174

A  toponímia  brasileira  não  registra  nenhuma  ocorrência  do  corotopônimo  em  seu

território, neste sentido, o topônimo Wapixana é único, e com o tempo  passaram  a  grafar  a Moscou russa com as letras do alfabeto Wapixana, trocaram o "c" pelo "k" e o "u" pelo "w", desta forma, temos a Moskow wapixanisada.

FONTE: João Paulo Jeanine Andrade Carneiro a morada dos wapixana Atlas Toponimico da região Indígena Serra da Lua.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário