Arquivo do blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

TROVÃO E O PURAQUÉ


TROVÃO E O PURAQUÉ











            Trovão era um homem muito bravo, quase ninguém ia em sua casa lhe fazer uma visita, todas as manhãs ele saía para fazer o seu trabalho soltar os seus raios e gritar com sua voz grossa no céu. Trovão era um homem temido o som da sua voz assustava todo mundo e principalmente outros homens que morriam de medo só em escutar o som da sua voz.
            Trovão tinha uma filha por nome susui, ela era uma moça muito bonita e cuidava de seu pai, mas era muito solitária, pois seu pai assustava todos que se aproximavam dela. Um certo dia ela conversou com seu pai e lhe disse que já estava ficando velha e que precisava de um marido e queria a permissão dele para se casar, seu pai  ficou bastante irritado com aquele pedido, mas ficou pensando e fez uma proposta à sua filha. Trovão disse à ela que seu marido teria que ser forte, corajoso e segurar um banco para ele sentar quando ele chegasse do trabalho, aquele que agüentasse casaria se com ela, quem não agüentasse morreria, pois trovão quando voltava para casa, vinha com raiva soltando seus raios e relâmpago. Susui aceitou o desafio e a noticia se espalhou em toda região, e alguns rapazes se interessaram na moça, pois ela era muito bonita, mas o único problema é que ela era filha do trovão.
            Um certo dia pela manhã apareceu um jovem na casa de trovão, era um pretendente a noivo de susui, o rapaz era alto forte e muito corajoso. Susui disse à ele o que ele teria que fazer, falou um pouco de sua vida e também de seu pai, o rapaz fez várias perguntas a respeito do trovão e a cada resposta de sua filha ele ficava nervoso. Quando deu lá pelas quatro horas da tarde trovão começou a dar seus sinais de chegada, começou a abrir sua camisa e soltar seus raios, a moça pegou um banquinho e deu ao rapaz para que ele pudesse pegar para agüentar seu pai quando ele descesse, pois ele vinha com toda força, os raios começavam a chegar mais perto raios relâmpagos e trovões. O rapaz ao ouvir cada vez mais perto a fúria do trovão começou a tremer e quando o trovão desceu ele tentou segurar o banquinho, tudo nessa hora estremesseu, o rapaz levou um grande choque e desmaiou. Sua filha ficou triste e seu pai começou a rir em voz alta.
            Com essa noticia muitos outros pretendentes vieram se arriscar para conseguir a mão da bela susui, todas as tentativas foram em vão e a moça já estava perdendo as esperanças, pois seu pai sabia que ninguémagüentaria sua f’úria. Existia no lugar um homem chamado Puraquê, que morava em um lago, ele era um peixe elétrico, seu corpo possuía uma energia muito forte,em forma de homem ele era moreno, alto e muito magro.
            Um certo dia Puraqué foi até a casa do trovão para conhecer sua filha,ao vê-la ele ficou encantado com sua beleza e resolveu se apresentar a ela, a moça ficou observando Puraqué por alguns instantes e o achou muito fraco e também muito magricela e pensou que não agüentaria a fúria de seu pai, pois vários outros mais fortes vieram e não conseguiram segurar o banco de trovão. Ela ficou conversando com ele por algumas horas até dar o horário da chegada de seu pai. Ao cair da tarde a ventania começou a ficar intensa e os relâmpagos começaram a aparecer no céu, susui avisou ao Puraqué que a vinda de seu pai estava próxima, mas ela viu que a reação de Puraqué foi diferente dos demais pretendente, pois não esboçou nenhuma reação de nervosismo nem de medo, e cada vez mais trovão chegava bravo e a jovem pediu que puraqué pegasse a cadeira para que seu pai sentasse, trovão desceu e quando foi sentar na cadeira puraqué o aguentou com toda a sua força e ainda deu lhe um grande choque fazendo trovão cair da cadeira. Trovão ficou muito surpreso e perguntou o nome do rapaz, ele disse que era puraqué e que estava ali para casar com sua filha, trovão levantou-se do chão e concedeu a mão de sua família a puraqué, o único homem que conseguiu segurar a cadeira para que ele sentasse e ainda lhe deu um choque.E assim puraqué se casou com a filha do trovão...


Ps: puraqué é o peixe elétrico que vive nas águas da amazônia





Essa história está registrada no cartório do 2ª Ofício Deusdete coelho Boa Vista RR e todos os direitos autorais pertence a IvonioSolon. Em caso de pesquisa a fonte deverá ser citada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário