Arquivo do blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

OS KANAIME DO FORRÓ NO JORNAL FOLHA DE BOA VISTA

FORRÓ REGIONAL
BANDA RETRATA CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS
Data: 25/02/2012

Fonte: a A A A
Foto:  

Indígenas Wapichanas tocam o melhor do forró regional
EVILENE PAIXÃO

De acordo com as tradições dos povos indígenas em Roraima a figura do Canaimé significa um espírito mau que vive na floresta e se algum membro de uma tribo desobedecer às suas leis, o espírito é chamado para castigar o infrator com a morte. Mas, para contrapor essa tradição, indígenas da etnia Wapichana, da região do Canauanim, município do Cantá, resolveram criar uma banda musical justamente com o nome “Os Kanaimé do Forró”.

Não é uma banda que reproduz os maiores sucessos dos forrozeiros do Brasil, pois existe um grande diferencial, as letras são todas autorais, produzidas pelo indígena Ivonio Solon Wapichana. “Nas letras eu tento repassar um pouco da nossa cultura e lutas”, destacou.

Segundo Solon, a Banda foi constituída em 2009 na 38ª Assembleia Geral dos Tuxauas, realizada na região do Surumu, Raposa Serra do Sol. Em toda Assembleia a coordenação do Conselho Indígena de Roraima (Cir) convida grupos indígenas para apresentação nos momentos culturais do evento. “Nessa época eu era Tuxaua em Canauanim, como já sou músico, resolvi convidar outras pessoas para compor a banda. Então formamos Os Kanaimé do Forró”, lembrou.


Músicas são de autoria do professor Ivonio Solon

O indígena, além de ser tecladista também é professor, formando em pedagogia, e ao constituir a Banda começou a compor as letras das músicas. Solon disse que a principal identidade do grupo é levar canções que fortaleçam a cultura e lutas dos povos indígenas. “Os kanaimé do Forró cantam letras regionais retratando a cultura indígena. Tocamos xote, forró e outros estilos”.


Grupo se apresenta em diversas comunidades indígenas do Estado


Lançamento do Cd

O grupo lançará em abril deste ano, na Assembleia Geral dos Professores Indígenas de Roraima, a ser realizada no Centro Cultural Lago Caracaranã, Município de Normandia, o primeiro CD, composto por 12 faixas, que abordam as belezas de Roraima e da cultura indígena. “Nosso CD está no forno, prontinho para ser lançado”, disse Solon.

O grupo realiza diversas apresentações nas comunidades indígenas aqui no Estado. No próximo dia 29 de fevereiro a Banda se apresentará no Instituto Insikiran, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), na finalização do semestre dos acadêmicos da Licenciatura Intercultural. “Lá estaremos sorteando CD’s e camisas dos Kanaimés e tocando muito forró”.

Para quem desejar conhecer mais sobre o grupo basta acessá-los do facebook “Os Kanaimé do Forró” ou ligar 9146-1930.

Confira uma letra da Banda. Composição de Ivonio Solon:

Beleza Selvagem

Sou a beleza do meu povo
Sou o encanto dessa serra
Sou a flor de caimbé
Eu sou do povo wapixana
Sou encantada nessa serra
Sou encanto de mulher

Tenho a pele morena bronzeada de urucum
Sou índia bonita do murirú
Sou da serra da lua sou zinaba sou susui
Meu encanto tem puçanga tem feitiço que seduz

Sou, sou a mais bonita índia dessa serra
Roubei a beleza dessa linda lua, dessas cachoeiras
Sou beleza selvagem, sou a cruviana
Tenho belas tranças como a darruana
Sou wapixana
.: Publicidades :.




<

Nenhum comentário:

Postar um comentário