Arquivo do blog

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

CASIMIRO CADETE Mestre da Língua wapichana Morre aos 96 Anos


A Nossa comunidade Indígena Canauanim Amanheceu triste na manhã do dia 06 de Outubro de 2014, pois nessa manhã um de seus filhos mais ilustre Adormeceu para sempre. Trata-se de CASIMIRO MANOEL CADETE, o patriarca da Família CADETE. ele já vinha sofrendo há muito tempo com problemas cardíacos que o debilitou e o fragilizou. Em 19 de Setembro de 2014, Casimiro teve uma crise e algumas pessoas espalharam boatos de que ele teria morrido, esse dia a comunidade realizava seu décimo festival INTERCULTURAL. tudo não passou de boatos e para provar que ele estava bem vivo o grande guerreiro juntou forças para ir participar da festa, e onde todos puderam vê´lo e falar pessoalmente com ele. A noite houve um grande desfile com ele, sua família, amigos e a comunidade ali presente, ele viu as rodas de parichara, sentiu o calor e o carinho das pessoas, e junto dele estava a sua esposa Dona INÊS, que também doente não o abandonou por um segundo. Ele com o olhar triste, parecia que estava se despedindo de seu povo, foi sua última festa junto da comunidade, o Adeus parecia ser inevitável. Todos cantaram para ele, suas musicas tradicionais e também a dança, muitas homenagens foram feitas, ele apenas olhava em silêncio toda aquela agitação, talvez muitas lembranças lhe vieram na memória do tempo que ele podia participar da festa com saúde, energia e muita alegria. Casimiro era mestre da língua wapichana e uma de suas grandes obras foi traduzir o NOVO TESTAMENTO  da BIBLÍA SAGRADA para língua WAPICHANA e teve seu trabalho reconhecido pelo VATICANO, além disso outros historiadores e estudiosos que escreveram e publicaram suas narrativas contribuindo com a literatura nacional.
CASIMIRO chegou ao Canauanim ainda jovem junto com seus Pais e avós que fundaram a comunidade a KANA'WAU, canauanim. Ele foi um dos primeiros tuxauas reconhecidos pela SPI (SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO INDIO). Que deram a ele Um capacete e uma espada que lhe dava total poderes de resolver os problemas interno da comunidade, ele também foi o primeiro professor a ensinar as crianças a ler e a escrever, foi também o primeiro agente de saúde, parteiro, rezador,
e também o primeiro catequista que exerceu durante quase cinquenta anos. Seu nome na língua wapichana era KASUMI, que significava PURAQUÉ, o grande peixe életrico com muita força e energia,  Descanse em Paz grande guerreiro! que a mãe terra o receba e que seu espiríto adormeça em paz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário