Arquivo do blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

TAMAXI O CANAIMÉ DO JACAMIM (FATO REAL)


Nos contaram os antigos que existiu um homem que morava na maloca do Jacamim, região serra da lua, município de Bonfim, fronteira com a Guiana Inglesa. Seu nome era Tamaxi descendente dos wapixana da Guiana. Desde de sua chegada na maloca as pessoas começaram a morrer misteriosamente, principalmente crianças. Aquele homem era estranho aparentava ter uns quarenta e poucos anos, não tinha família e morava sozinho, não se misturava com as pessoas da comunidade, mas era trabalhador e colocava grande quantidade de roça, ao dia estava sempre com cara de sono parecia que vivia a noite acordado.
                Com o passar do tempo as pessoas começaram a morrer quase que diariamente e sempre do mesmo jeito, febre alta e delírio morte típica de canaimé, e a notícia veio da Guiana que Tamaxi era Canaimé dos mais perigosos, e por lá já havia matado centenas de parentes e sua vida era de fugitivo, pois lá todos sabiam que ele era Canaimé.
                Um certo dia ele atacou uma moça filha do Tuxaua e naquele dia a revolta foi grande as pessoas se armaram com flechas, espingardas e terçados e foram ao encontro de Tamaxi, e o encontraram trabalhando em sua roça, perguntaram a ele se ele era Canaimé, e ele respondeu que não, os parentes então o amarraram e começaram a espancá-lo para que ele confessasse a verdade, mas ele continuava a negar, os parentes fizeram então uma grande fogueira e disseram que iriam jogá-lo Vivo dentro dela, e ele começou a confessar que era mesmo Canaimé. Os parentes pediram para que ele mostrasse onde estavam suas plantas TAJÀ que ele possuía e mandaram que ele próprio arrancasse e jogasse no fogo, a tortura continuou até que ele confessasse quantas pessoas ele tinha matado dentro da maloca, e ele confessou um a um, inclusive a filha do Tuxaua, os parentes dela revoltados e furiosos cortaram os pés de Tamaxi e jogaram no fogo, depois as pernas, as mãos, os braços, os troncos e por último a cabeça.
                Quem confirmou essa história foi o Senhor Oswaldo que morava no Jacamim na época do acontecido ele confirmou que também participou do assassinato do Canaimé conhecido por Tamaxi, segundo ele eles fizeram isso para que outras pessoas não morressem, depois de algum tempo nasceram muitos tajás no lugar onde Tamaxi foi queimado vivo.



HISTÓRIAS DE CANAIMÉS (AUTOR IVONIO SOLON ) histórias

Nenhum comentário:

Postar um comentário