Arquivo do blog

terça-feira, 15 de março de 2011

FAMÍLIA DE INDÍGENA É MANTIDA REFÉM NA COMUNIDADE CANAUANIM EM RORAIMA COM SUSPEITA DE SEREM CANAIME

UMA FAMÍLIA DE WAPICHANAS DA COMUNIDADE INDÍGENA CANAUANIM RORAIMA VIVEU MOMENTOS DE TERROR NO DIA 09 DE MARÇO DE 2011. A COMUNIDADE LIDERADO POR SEU TUXAUA RIVANILDO FIDÉLIS CADETE FEZ UMA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA PARA ACUSAR ESSA FAMÍLIA DE PRATICAR BRUXARIA E DE TER EM SEU PODER PLANTAS (TAJÁ) QUE ESTÃO ATACANDO JOVENS DA COMUNIDADE E TAMBÉM ACUSOU OS CHEFES DA FAMÍLIA DE SEREM CANAIMÉS.
       SEGUNDO O TUXAUA E AS FAMÍLIAS QUE ESTÃO SENDO AFETADAS ELES TEM PROVA SUFICIENTE PARA PROVAR QUE ESSA FAMÍLIA ESTÁ PRATICANDO MALDADE DENTRO DA COMUNIDADE, E ESSA PROVA ESTÁ BASEADO NAS VIDÊNCIAS FEITA POR ALGUNS MACUMBEIROS E TAMBÉM PELA SESSÃO DE PAJELANÇA FEITA POR UM PAJÉ MACUXI QUE VEIO DA COMUNIDADE INDÍGENA DO JACAREZINHO REGIÃO DE NORMANDIA, ESSE MESMO PAJÉ ARRANCOU DIVERSAS PLANTAS NA COMUNIDADE ALEGANDO SER DESSA FAMÍLIA. OS SUPOSTOS CANAIMÉS DA COMUNIDADE CANAUANIM SÃO OS WAPICHANAS OLIVEIRA, SUA  ESPOSA JAQUELINE, SEUS FILHOS JOÃO PAULO, OLIVEIRA FILHO, PEREIRA, E SUA FILHA FRANCINETE, OUTROS SUSPEITOS SÃO ERNESTO QUE MORA NA CASA DE OLIVEIRA, SUA ESPOSA VALDÉLIA, CLEBER EX CAPATAZ DA COMUNIDADE E OLIVEIRA MACUXI.
        TODOS OS CITADOS FORAM COLOCADOS DIANTE DE UM TRIBUNAL PERANTE A COMUNIDADE. OS MAIS EXALTADOS QUERIAM SENTECIAR A FAMÍLIA A PENA DE MORTE, FAZER UMA GRANDE FOGUEIRA E JOGAR TODOS DENTRO E QUEIMÁ-LOS VIVOS. OLIVEIRA QUE É CONHECIDO NA COMUNIDADE COMO BACURAL FOI AGREDIDO DIVERSAS VEZES PARA ASSUMIR SUA CULPA DIANTE DA COMUNIDADE, ELE POE SUA VEZ NEGOU TODAS AS ACUSAÇÕES E DISSE QUE NUNCA PRATICOU ESSAS MALDADES. O MAIS ESTRANHO DISSO TUDO É QUE ENQUANTO ESSA PESSOAS ESTAVM SENDO JULGADAS, ALGUNS JOVENS DA COMUNIDADE INCORPORARAM ESPIRITOS MAUS E ACUSAVAM BACURAL DE ESTAR PRATICANDO ESSAS MALDADES, AO TODO FORAM QUINZE JOVENS QUE SE DIZIAM ESTAR POSSUÍDOS PELOS ESPIRITOS DAS PLANTAS QUE ERAM DE BACURAL E SUA FAMÍLIA.
         O TUXAUA DA COMUNIDADE JUNTO COM SEUS LIDERES DECIDIRAM MANTER A FAMÍLIA REFÉM ATÉ QUE FOSSE DESCOBERTO TODA A VERDADE, POIS A NOITE IRIA TER UMA SESSÃO DE PAJELANÇA E TERIA A PRESENÇA DE SETE LIDERES ESPIRITUAIS ENTRE PAJÉS, ACUMBEIROS, REZADORES, VIDENTES ETC. A NOITE A TORTURA PSICOLOGICA CONTINUOU, NENHUM MEMBRO DA FAMÍLIA PODERIA DORMIR, NÃO TIVERAM NEM O DIREITO DE IR ATÉ SUA CASA, NEM PEGAR NADA DE OBJETOS PESSOAIS. NO DECORRER DA NOITE OUTROS JOVENS FORAM POSSUÍDOS E A GRITARIA FOI FEIA E ASSUSTADOR, POIS ELES QUERIAM CHUPAR SANGUE, AGREDIR AS PESSOAS E GRITAVAM MUITO SEM PARAR. NO DIA SEGUINTE A FUNAI E A POLICIA FEDERAL ENTRARAM NA COMUNIDADE PARA RESOLVER O PROBLEMA. SEGUNDO O DELEGADO O TUXAUA E SEUS ALIADOS QUE PROMOVERAM ISSO PODEM SER PENALIZADOS POR ESSE CRIME DE CÁRCERE PRIVADO. AS PROVAS DA CULPA DA FAMÍLIA ESTA BASEADOS EM PRINCÍPIOS CULTURAIS SEGUNDO O TUXAUA DA COMUNIDADE QUE PERANTE A JUSTIÇA NÃO TEM NENHUM VALOR JURÍDICO. PARA ALGUNS O TUXAUA ESTÁ SENDO VISTO COMO HÉROI, COMO UMA PESSOA QUE TEVE A CORAGEM DE FAZER JUSTIÇA, MAS PARA A MAIORIA DA COMUNIDADE ESTÃ SENDO VISTO COMO UM GRANDE CARRASCO, SEM AMOR A´SEU PRÓXIMO, COMO DIZIA O SENHOR: QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NUNCA PECOU, E O MAIS TRISTE DISSO TUDO É SABER QUE QUEM CAUSOU TUDO ISSO SÃO PESSOAS ESCLARECIDAS. PROFESSORES, GESTOR DA ESCOLA E AGENTES INDÍGENAS DE SAÚDE. OS ATAQUES AOS JOVENS AINDA ESTÃO CONTINUANDO, QUEM SERÁ O VILÃO DESSA VEZ SÓ FALTA DIZER QUE EU QUE SOU O CANAIMÉ DO CANAUANIM. KAIMEM..

Nenhum comentário:

Postar um comentário