Planejamento de curso interdisciplinar por Áreas de Conhecimento
Público alvo: alunos do 4º ano/ 3ª Série
Tema geral: Comunidade Indígena
Objetivo geral
Ø Promover habilidades e conhecimentos indígenas contextualizando com a realidade local, regional e global; envolvendo o educando de forma efetiva na sociedade, como cidadão ativo, crítico, reflexivo e participativo, com ética e cidadania valorizando e respeitando as diferenças étnicas e culturais , considerando as especificidades de cada povo.
Objetivos específicos
Ø Desenvolver o conhecimento indígena dentro da realidade sócio-cultural;
Ø Conscientizar os alunos quanto seus direitos e deveres dentro do contexto familiar e social;
Ø Trazer os idosos para sala de aula e que os alunos compreendam as histórias de vida comparada com atualidade.
Ø Conhecer a historia da comunidade através das oralidades, acervos e fotos;
Ø Registrar todos os conhecimentos indígenas através de registros escritos;
Ø Compreender a relação da astronomia com as atividades da comunidade;
Ø Reproduzir oralmente os fatos históricos reais, clássicos, fábulas, mitos, lendas e contos indígenas;
Ø Relacionar as medidas padronizadas e não padronizada;
Ø Incentivar a importância do trabalho coletivo, a valorização e aceitação da identidade cultural;
CONTEÚDOS
1º bimestre
Subtema : Identidade e Cultura
ü CA
Ø Diagnostico Inicial;
Ø Produção de texto;
Ø Leitura;
Ø Interpretação de texto;
Ø Desenho e pintura;
Ø Jogos e recreações tradicionais indígenas;
Ø Musicalização na língua indígena;
Ø Oralidade na língua indígena.
ü CN
Ø Diagnostico;
Ø Conjuntos dos números naturais;
Ø Problemas com duas operações (adição e subtração);
Ø Sistema de numeração decimal;
Ø Desenho e pintura;
Ø Jogos e recreações tradicionais indígenas;
Ø Musicalização na língua indígena;
Ø Oralidade na língua indígena.
ü CS
Ø Diagnostico;
Ø Mapas da terra indígena;
Ø Origem da comunidade;
Ø Sócio linguística;
Ø Desenho e pintura;
Ø Jogos e recreações tradicionais indígenas;
Ø Musicalização na língua indígena;
Ø Oralidade na língua indígena
2º Bimestre
Subtema : Meio Ambiente
ü CA
Ø Leitura;
Ø Produção textual;
Ø Interpretação;
Ø Gramática;
Ø Ortografia;
Ø Desenho e pintura;
Ø Jogos e recreações tradicionais indígenas;
Ø Musicalização na língua indígena;
Ø Oralidade na língua indígena.
ü CN
Ø Números ordinais;
Ø Expressões numéricas;
Ø Divisão e multiplicação;
Ø Situações e problemas;
Ø Desenho e pintura;
Ø Jogos e recreações tradicionais indígenas;
Ø Musicalização na língua indígena;
Ø Lixo e reciclagem ;
Ø Oralidade na língua indígena.
ü CS
Ø Problemas ambientais;
Ø Localizações geográficas;
Ø Biodiversidades;
Ø Desenho e pintura;
Ø Jogos e recreações tradicionais indígenas;
Ø Musicalização na língua indígena;
Ø Oralidade na língua indígena.
3º Bimestre
Subtema : Saúde
ü CA
Ø Leitura;
Ø Produção de texto;
Ø Interpretação de texto;
Ø Concordância verbal e nominal;
Ø Acentuação e pontuação;
Ø Desenho e pintura;
Ø Jogos e recreações tradicionais indígenas;
Ø Musicalização na língua indígena;
Ø Oralidade na língua indígena.
ü CN
Ø Espaço e formas;
Ø Tabelas e gráficos;
Ø Frações (adição e subtração);
Ø Sistema monetário;
Ø Desenho e pintura;
Ø Jogos e recreações tradicionais indígenas;
Ø Musicalização na língua indígena;
Ø Oralidade na língua indígena.
ü CS
Ø Alimentação;
Ø Hábitos de higiene;
Ø Poluição (sonora, visual.);
Ø Coleta seletiva do lixo na comunidade;
Ø Desenho e pintura;
Ø Jogos e recreações tradicionais indígenas;
Ø Musicalização na língua indígena;
Ø Oralidade na língua indígena.
4º Bimestre
Subtema : Política Econômica
ü CA
Ø Leitura ;
Ø Produção de texto;
Ø Interpretação de texto;
Ø Classe de palavras (substantivos, adjetivos, pronomes);
Ø Desenho e pintura;
Ø Jogos e recreações tradicionais indígenas;
Ø Musicalização na língua indígena;
Ø Oralidade na língua indígena.
ü CN
Ø Percentagem;
Ø Geometria (espaço e forma);
Ø Quantidade;
Ø Medidas;
Ø Desenho e pintura;
Ø Jogos e recreações tradicionais indígenas;
Ø Musicalização na língua indígena;
Ø Oralidade na língua indígena.
ü CS
Ø Linhas do tempo;
Ø Direitos indígenas;
Ø Árvore genealógica;
Ø Valores – educação e respeito;
Ø Povos;
Ø Desenho e pintura;
Ø Jogos e recreações tradicionais indígenas;
Ø Musicalização na língua indígena;
Ø Oralidade na língua indígena.
METODOLOGIA
O plano de aula será desenvolvido de forma interdisciplinar por tema contextual (comunidade indígena) nas áreas de conhecimentos (CA, CN, CS) distribuídos por bimestre e seus Subtemas ( Identidade e Cultura, Meio Ambiente, Saúde e Política Econômica).
O processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 4º ano dar-se-à de forma expositivas, considerando as especificidades, Principalmente as línguas indígenas.
Através das seguintes dinâmicas: seminários, dramatizações, exposição de trabalhos em grupos/individual, danças, leitura e escrita, pesquisas, debates, entrevistas, aulas de campo, documentários áudios/visuais, produção de vídeos,... Etc.
Recursos Didáticos
· Cartolina, papel A4, régua, cola, tesoura, lápis de cor, hidrocor, pincel, câmera fotográfica/filmadora, celular, DVD, pendrive, caneta, TNT, pistola de cola quente, E.V.A, barbante, lápis, borracha, cola quente, cola branca, caderno, quadro, giz, apagador, tinta (tecido, artesanato)
Recursos naturais
· Sementes, fibras (tucumã, buriti, jacitara, arumã, curauá, flecha, breu, madeiras, cipó titica, cuia, cabaça, urucum, jenipapo, penas.
Recursos humanos.
· Alunos, membros da comunidade, professores, agente de saúde, anciões, paje, parteira, etc.
Avaliação.
· Continua, diagnostica, formativa, somativa no decorrer das aulas, auto avaliação oral ou escrita, participação na organização dos trabalhos.
Auto avaliação do professor.
PLANEJAMENTO DE AULA SEMANAL
TEMA CONTEXTUAL: COMUNIDADE INDIGENA
SUBTEMA: Identidade e Cultura
Público Alvo: 4º ano
OBJETIVO GERAL:
Ø Promover habilidades e conhecimentos indígenas contextualizando com a realidade local, regional e global; envolvendo o educando de forma efetiva na sociedade, como cidadão ativo, crítico, reflexivo e participativo, com ética e cidadania valorizando e respeitando as diferenças étnicas e culturais , considerando as especificidades de cada povo.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Ø Conhecer a historia da comunidade através das oralidades, acervos e fotos;
Ø Registrar todos os conhecimentos indígenas através de registros escritos;
CONTEUDOS
Escolha de texto como referencia;
Conversas sobre a importância da identidade e cultura;
O que isso representa;
Quais são os povos que moram na comunidade;
Quais as características que diferenciam um povo em relação ao outro;
Leitura, escrita e interpretação;
METODOLOGIA
O processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 4º ano dar-se-à de forma expositivas, considerando as especificidades, Principalmente das línguas indígenas.
Através das seguintes dinâmicas:
Leitura, escrita e interpretação;
Pesquisas;
Entrevistas;
Aulas de campo;
RECURSOS(semanal)
Alunos, Pais, professores, filmadora, câmera, anciãos.
Cartolina , hidrocor, régua, tesoura, cola, fita adesiva, lápis, caderno, livros didáticos e etc;
AVALIAÇÃO:
· Será considerados os seguintes critérios: Continua, diagnostica, formativa, somativa no decorrer das aulas, auto avaliação oral ou escrita, participação na organização dos trabalhos.
Auto avaliação do professor.
COMPONENTES:
Nome
|
Escola Estadual Indígena
|
Almir de Souza Oliveira
|
Tuxaua Pedro Terencio
|
Artemisia Paulino Emiliano
|
Tuxaua Pedro Terencio
|
Carmélia Manduca Nicácio
|
Sizenando Diniz
|
Cleusimar da Silva
|
José Alamano
|
Conceição da Silva Lopes
|
Tuxaua Antônio Horácio
|
Donilso Galdino da Silva
|
Arnaldo Ambrósio
|
Edinaira Estevão Pereira
|
São Sebastião do Cailã
|
Gracilene da Silva
|
Tuxaua Luiz Cadete
|
Ivonio da Silva Souza
|
Ednilson Lima Cavalcante
|
Joseilson de \souza Estevão
|
Carlos Gomes
|
Josiane Pereira Lima
|
Reinaldo Prill
|
Juliene Shirlei M. de Campos
|
Fernão Dias
|
Katia Cilene da Silva Pereira
|
Rosa Nascimento
|
Leididaia Alves Leite
|
Santa Mônica
|
Leonilde Selvino da Silva
|
Índio Manoel Barbosa
|
Líndia da Silva Pereira
|
Sizenando Diniz
|
Luziene Gustavo
|
Fernão Dias
|
Marineide Paulino de Almeida
|
Sizenando Diniz
|
Nazário Silvério da Silva
|
Tuxaua Luiz Cadete
|
Nilson dos Santos
|
Tuxaua Pedro Terencio
|
Nivalda Paulino Boaventura
|
Tuxaua Otávio Manduca
|
Romário dos santos Braga
|
Tuxaua Antônio Horácio
|
Rosiane Almério Texeira
|
Hermenegildo Sampaio
|
Tennison Raposo Felipe
|
Centro Regional de educação – Serra da Lua
|
Valderir da Silva Lopes
|
Ko’ko Isabel Macuxi
|
Vitor Francisco Juvencio
|
Antônio domingos Malaquias
|
Vitória Sapará Marques
|
Tuxaua Antônio Horácio
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário