A XIX Assembléia dos Professores Indígenas de Roraima OPIRR Aconteceu no Centro Regional do Lago Caracaranã nos dias 08, 09, 10, 11 e 12 de Abril de 2012. a Assembléia reuniu mais de 1.800 pessoas entre professores, tuxauas, alunos e outras lideranças presentes. a OPIRR é representada hoje pelo Professor Telmo da região do baixo Cotingo. entre as pautas da reunião estavam a discussão do Etno desenvolvimento social, econômico e politico educacional. a Categoria também reivindica melhorias de trabalhos para as escolas Indígenas de todas as regiões, principalmente na publicação de materiais pedagógicos confecionados por alunos e professores das escolas indígenas, e também na questão dos projeto politico pedagógico das escolas que não estão sendo aprovados pelo conselho Estadual de Educação, pela falta de agente de apoio como merendeiras, serviços gerais e outros que não são contratos pelo Governo do Estado.
A Secretária Estadual de Educação LENIR ROGRIGUES esteve no eevento no dia 10 de Abril terça-feira para ouvir as reivindicações dos profesores indígenas e em alguns momentos de seu discurso foi Vaiada na assembléia por defender o Governo ANCHIETA JUNIOR, dizendo que é o melhor governo dos últimos tempos, a Secretária se irritou e chamou a atenção dos professores dizendo que aquilo não era papel de educadores. ela falou ainda das progressões que o Governo deve para alguns professores do Estado e comunicou que no próximo ano o Governo promete fazer concurso público para todos os níveis da Educação de Roraima, os professores diante do descaso do Governo Estadual acordaram nessa assembléia que nos dias 20 e 21 de Maio de 2012 irão paralisar suas atividades em todas as escolas indígenas de Roraima e virão para frente do Palácio do Governo fazer um protesto contra o descaso pelo qual trata a educação escolar indígena no Estado de Roraima. participaram ainda do evento FUNAI, IBAMA, MEC, MPE, MPF, UNIVIRR, SECD, SECRETARIA DE ESTADO DO INDIO E OUTRAS. Em seu discurso na Assembléia o Secretario de Estado do Indio Hipérion de Oliveira disse que o Governo do Estado disse que para melhorar o evento de algumas organizações incluindo a OPIRR, o Governo do Estado deve fazer um repasse de cinquenta mul reais para cada organização e para valorizar e fortalecer a cultura indígena irá promover esse ano o Primeiro Festival de Cultura indígena de Roraima que será realizado nos dias 20, 21 e 22 de Setembro de 1012 na Comunidade Indígena de Malacacheta, região serra da Lua, Município de Cantá, vamos ver se depois dessa assembléia mude alguma coisa ne nossa Educação.
VEJA AQUI AS MELHORES FOTOS DO EVENTO, MUITA ÁGUA, BELAS PAISAGENS, PARICHARA, MÚSICA, DANÇA SOBRE OS OLHOS DESSE BELO LAGO CARACARANÃ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário