Arquivo do blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

FAMILIA SÓLON: A SEGUNDA FAMÍLIA A CHEGAR EM CANAUANIM




    Augustinho Solon era o Patriarca da Família Solon, nasceu na Guiana Inglesa, era Wapichana da maloca do ATHUYB, fugiu de sua terra natal aos dez anos de idade fugindo da fome e da miséria, pois as dificuldades eram muito grande naquele lugar, veio com os missionários que o trouxeram para Boa Vista, ao chegar lá conheceu um velho Comerciante Por nome Solon, que o empregou como carregador de mercadorias, ele fazia pequenos trabalhos para o comerciante que não tinha família e morava sozinho, Augustinho passou uns anos trabalhando com esse comerciante que o adotou como seu filho chegando até a registrá-lo como seu filho no cartório, pois até então ele não possuía nenhum documento no Brasil.
    Depois de alguns anos Augustinho saiu da companhia de seu pai adotivo e foi ser ajudante em outras embarcações que entregavam mercadorias no interior nas beiras dos afluentes do rio Branco como Uiraricuera, e foi em uma de suas entregas que conheceu sua Esposa Júlia da Silva, que também era Wapichana, mas sua mãe era macuxi da maloca do Gavião na região de São Marcos, seu pai era wapichana também da Guiana de alshaton, ela disse que depois que seu pai e sua mãe se casaram ela teve que aprender a língua de seu pai, wapixana e como em casa só falavam wapixana ela assimilou bem a língua de Seu pai, da língua de sua mãe ela aprendeu pouco, entendia poucas palavras, mas aprendeu a cantar na língua macuxi.
    Augustinho e Júlia se conheceram em uma fazenda onde ela trabalhava como babá, mas também fazia muitos trabalhos domésticos, ela já tinha dois filhos quando ele a conheceu, José Avelino e Zé Neves que teve com seus dois maridos anteriores e nenhum dos dois moravam com ela, pois a mesma deu eles pequenos para serem criados pelos brancos. Eles se ajuntaram e Augustinho foi trabalhar em outras fazendas, depois voltou para Guiana para rever seus pais, ele não tinha paradeiro certo. Nessa osião teve sua primeira filha que colocou seu Nome de Vanda, em seguida foi Lourival e Alcides todos nasceram na fazenda. Em sua ida para Guiana teve mais uma filha que chamou de Ana, depois de tantas andanças eles voltaram para Boa Vista,passaram um período morando na cidade na beira do rio, naquela época tudo era mata, tinha pouca casa. Júlia tinha um irmão por nome Teotônio, e sua filha por nome Maria Filomena que se casou com Vicente Cadete que já morava no Canauanim.
Júlia contou que foi Vicente Cadete que convidou ela e seu marido Augustinho para morarem nesse lugar, como era perto da cidade eles aceitaram o convite e vieram morar no Canauanim. Ela disse que quando chegaram aqui só tinha a família Cadete, Andrade Cadete e sua mulher Balbina, Casimiro Cadete e sua mulher Maria Inês, e Vicente Cadete que era recém casado com Maria Filomena. Eles fizeram casa e seu marido Augustinho Colocou roça, quando fixaram morada tiveram mais dois filhos EtevaldoSolon e IvôniaSolon (mãe do Autor), esses dois últimos já sãonascidos e são filhos do Canauanim.Augustinho Solon Morreu em 09 de Agosto de 1982, vitíma de tuberculose e Júlia Solon morreu em 24 de Dezembro de 2010, de morte natural.
Augustinho Solon e Júlia Solon Raizes da Família Solon



FAMÍLA SOLON

VANDA SOLON- Marido, Nazareno da Silva, filhos: Francisco Solon, (chico sarapó). Getúlio solon, Hugo Solon (bagre),ValquiriaSolon, (gorda)Nazinha, Valciria, Florencio, (filhos mortos). Vanda também teve um outro marido civilizado por nome Dionizio ele era negro e teve com ele mais dois filhos: Francisca solon e  Lindomar Solon.

LOURIVAL SOLON – casado com Amélia Feliciano filha de Teotônio, irmão de Júlia solon, Lourival e Amélia são primos legítimos se casaram e tiveram filhos: Ari Solon, ArileneSolon,DarleneSolon e Erivaldo Solon.

ALCIDES SOLON- casado com Fátima Chagas (macuxi) filhos: Maria Júlia Solon, AldecirSolon, (Aracu) Francisco Solon (pajé) Francisca SolonAltecirSolon (carangueijo) Alcione Solon, SirineuSolon (Cavalo), João Paulo Solon. Alcides morreu em 2003 por cirrose hepática.

ANA SOLON – marido Anizio Oliveira, (Branco) filhos: Pedro Solon, Rosimeire Solon, Kenedy Solon.

ETEVALDO SOLON – esposa Eliana de Oliveira, ElivaldoSolon, ElinaldoSolon, ElinildaSolon, ElizaneteSolon, ElinildoSolon,


IVONIA SOLON – esposo Petrônio Vitor de Souza, filhos: IvonioSolon, IvonildoSolon, Ivonilzasolon, IvoneideSolon, Janaina Solon, EdivoneSolon,

    Essas são as primeiras gerações da Família Solon, filhos natos do Canauanim, descendentes dos wapixanas, Algumas pessoas dessa família não possuem mais o Solon em seus nomes alguns usaram o nome dos maridos, ou foi modificados em cartório. Muitos ou quase todos perderam a língua de seus avós, e já não falam mais a língua materna wapixana, por influência de vários fatores.
A Matriarca da Família Solon, Júlia Solon faleceu em Dezembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário