Arquivo do blog

terça-feira, 15 de março de 2011

FAMÍLIA DE INDÍGENA É MANTIDA REFÉM NA COMUNIDADE CANAUANIM EM RORAIMA COM SUSPEITA DE SEREM CANAIME

UMA FAMÍLIA DE WAPICHANAS DA COMUNIDADE INDÍGENA CANAUANIM RORAIMA VIVEU MOMENTOS DE TERROR NO DIA 09 DE MARÇO DE 2011. A COMUNIDADE LIDERADO POR SEU TUXAUA RIVANILDO FIDÉLIS CADETE FEZ UMA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA PARA ACUSAR ESSA FAMÍLIA DE PRATICAR BRUXARIA E DE TER EM SEU PODER PLANTAS (TAJÁ) QUE ESTÃO ATACANDO JOVENS DA COMUNIDADE E TAMBÉM ACUSOU OS CHEFES DA FAMÍLIA DE SEREM CANAIMÉS.
       SEGUNDO O TUXAUA E AS FAMÍLIAS QUE ESTÃO SENDO AFETADAS ELES TEM PROVA SUFICIENTE PARA PROVAR QUE ESSA FAMÍLIA ESTÁ PRATICANDO MALDADE DENTRO DA COMUNIDADE, E ESSA PROVA ESTÁ BASEADO NAS VIDÊNCIAS FEITA POR ALGUNS MACUMBEIROS E TAMBÉM PELA SESSÃO DE PAJELANÇA FEITA POR UM PAJÉ MACUXI QUE VEIO DA COMUNIDADE INDÍGENA DO JACAREZINHO REGIÃO DE NORMANDIA, ESSE MESMO PAJÉ ARRANCOU DIVERSAS PLANTAS NA COMUNIDADE ALEGANDO SER DESSA FAMÍLIA. OS SUPOSTOS CANAIMÉS DA COMUNIDADE CANAUANIM SÃO OS WAPICHANAS OLIVEIRA, SUA  ESPOSA JAQUELINE, SEUS FILHOS JOÃO PAULO, OLIVEIRA FILHO, PEREIRA, E SUA FILHA FRANCINETE, OUTROS SUSPEITOS SÃO ERNESTO QUE MORA NA CASA DE OLIVEIRA, SUA ESPOSA VALDÉLIA, CLEBER EX CAPATAZ DA COMUNIDADE E OLIVEIRA MACUXI.
        TODOS OS CITADOS FORAM COLOCADOS DIANTE DE UM TRIBUNAL PERANTE A COMUNIDADE. OS MAIS EXALTADOS QUERIAM SENTECIAR A FAMÍLIA A PENA DE MORTE, FAZER UMA GRANDE FOGUEIRA E JOGAR TODOS DENTRO E QUEIMÁ-LOS VIVOS. OLIVEIRA QUE É CONHECIDO NA COMUNIDADE COMO BACURAL FOI AGREDIDO DIVERSAS VEZES PARA ASSUMIR SUA CULPA DIANTE DA COMUNIDADE, ELE POE SUA VEZ NEGOU TODAS AS ACUSAÇÕES E DISSE QUE NUNCA PRATICOU ESSAS MALDADES. O MAIS ESTRANHO DISSO TUDO É QUE ENQUANTO ESSA PESSOAS ESTAVM SENDO JULGADAS, ALGUNS JOVENS DA COMUNIDADE INCORPORARAM ESPIRITOS MAUS E ACUSAVAM BACURAL DE ESTAR PRATICANDO ESSAS MALDADES, AO TODO FORAM QUINZE JOVENS QUE SE DIZIAM ESTAR POSSUÍDOS PELOS ESPIRITOS DAS PLANTAS QUE ERAM DE BACURAL E SUA FAMÍLIA.
         O TUXAUA DA COMUNIDADE JUNTO COM SEUS LIDERES DECIDIRAM MANTER A FAMÍLIA REFÉM ATÉ QUE FOSSE DESCOBERTO TODA A VERDADE, POIS A NOITE IRIA TER UMA SESSÃO DE PAJELANÇA E TERIA A PRESENÇA DE SETE LIDERES ESPIRITUAIS ENTRE PAJÉS, ACUMBEIROS, REZADORES, VIDENTES ETC. A NOITE A TORTURA PSICOLOGICA CONTINUOU, NENHUM MEMBRO DA FAMÍLIA PODERIA DORMIR, NÃO TIVERAM NEM O DIREITO DE IR ATÉ SUA CASA, NEM PEGAR NADA DE OBJETOS PESSOAIS. NO DECORRER DA NOITE OUTROS JOVENS FORAM POSSUÍDOS E A GRITARIA FOI FEIA E ASSUSTADOR, POIS ELES QUERIAM CHUPAR SANGUE, AGREDIR AS PESSOAS E GRITAVAM MUITO SEM PARAR. NO DIA SEGUINTE A FUNAI E A POLICIA FEDERAL ENTRARAM NA COMUNIDADE PARA RESOLVER O PROBLEMA. SEGUNDO O DELEGADO O TUXAUA E SEUS ALIADOS QUE PROMOVERAM ISSO PODEM SER PENALIZADOS POR ESSE CRIME DE CÁRCERE PRIVADO. AS PROVAS DA CULPA DA FAMÍLIA ESTA BASEADOS EM PRINCÍPIOS CULTURAIS SEGUNDO O TUXAUA DA COMUNIDADE QUE PERANTE A JUSTIÇA NÃO TEM NENHUM VALOR JURÍDICO. PARA ALGUNS O TUXAUA ESTÁ SENDO VISTO COMO HÉROI, COMO UMA PESSOA QUE TEVE A CORAGEM DE FAZER JUSTIÇA, MAS PARA A MAIORIA DA COMUNIDADE ESTÃ SENDO VISTO COMO UM GRANDE CARRASCO, SEM AMOR A´SEU PRÓXIMO, COMO DIZIA O SENHOR: QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NUNCA PECOU, E O MAIS TRISTE DISSO TUDO É SABER QUE QUEM CAUSOU TUDO ISSO SÃO PESSOAS ESCLARECIDAS. PROFESSORES, GESTOR DA ESCOLA E AGENTES INDÍGENAS DE SAÚDE. OS ATAQUES AOS JOVENS AINDA ESTÃO CONTINUANDO, QUEM SERÁ O VILÃO DESSA VEZ SÓ FALTA DIZER QUE EU QUE SOU O CANAIMÉ DO CANAUANIM. KAIMEM..

quarta-feira, 2 de março de 2011

ATAQUE DE ESPIRÍTOS ATERRORIZA INDÍGENAS DA COMUNIDADE CANAUANIM /RORAIMA/BRASIL

desde Julho de 2009 a comunidade indígena canauanim localizada na região serra da lua municipio de cantá vem sofrendo ataques mistériosos em seus moradores. várias mortes inexplicáveis já aconteceram de forma mistériosa dentro da comunidade, e nos últimos seis meses o alvo principal tem sido os jovens que estão incorporando dentro de sí espirítos maus que ameaçam a vida de outras pessoas e anseiam por tomar sangue humano, os jovens que sofreram com essa perseguição também adivinhavam a vida de outras e previam o que ia acontecer futuramente, as vitímas são moças e rapazes que tem entre doze à 18 anos de idade. Para tentar resolver esse mistério as lideranças consultaram alguns pajés da região e da própria comunidade que em ritual de pajelança falaram que a comunidade estava cheio de tajá, plantas usadas pelos Kanaimés e que uma família que mora dentro da comunidade que se juntaram a outras cuidam dessas plantas que estão fazendo mal para toda a comunidade. O relato de alguns moradores é de que vários animais estão andando à noite aterrorizando os moradores em forma sobre humana. os pajé consultado falaram ainda que um macuxi que morava na comunidade e foi expulso o ano passado está também virando kanaimé que se aliou aos outros que ainda estão na comunidade, a suposta família suspeita também é acusada pelos rezadores de praticar feitiçaria em alguns moradores pela inveja que sente dos mesmos. ontem no dia 02 de março de 2011 o ataque aos jovens aconteceu em maior número, e os bicho atacaram seis jovens de uma só vez quase ao mesmo tempo, isso aconteceu por volta das três horas da tarde quando atacaram o jovem por nome Moisés que travou luta corporal com outros jovens, ele ameaçava se matar e foi contido por seus companheiros, segundo o relato de outros jovens que presenciaram a cena ele tinha bastante força e foi preciso cinco para contê-lo e falava que eles eram muito e que estavam maltratando muito, em seguida quando menos se esperava outro jovem que assistia tudo também foi atacado espiritualmente, começou a falar que era o fulano que estava dentro dele e que iria matar a filha de outro morador, o pai do garoto ficou desesperado e disse que iria fazer justiça com as próprias mãos. Depois outras duas moças foram atacadas ameaçando suas famílias, logo após mais outras duas filha de um professor também sofreram com ataque semelhante aos outros, o pânico foi geral na noite de ontem a correria foi grande e os jovens todos ficaram assustados, apavorados com muito medo, alguns vieram nessa mesma noite para cidade de Boa Vista para casa de parentes, outros não querem sair de suas casas. Os maus espiritos estão tomando conta do corpo de nossos jovens e dizem que ainda farão outras vitimas, como o pequeno João Paulo que foi atacado pelos rabudos quando voltava de uma festa, ele sofreu durante três dias e foi levado para o Hospital geral de Roraima, indo parar na UTI e não teve jeito, pois seu espirito ja estava morto.
oque estou relatando hoje aqui é a realidade que está acontecendo em minha comunidade, nunca na história de nossos antepassados aconteceu uma trajédia dessas, esse bicho kanaimé pode ser na vista dos ditos civilizados como mito, lenda, ilusão, invenção dos indios, mas essa é a nossa realidade. que Maruai nos proteja. Kaimem.

terça-feira, 1 de março de 2011

o cotidiano do povo wapichana do canauanim serra da lua Roraima

both; text-align: center;">

POESIA AO KANAIMÉ O SENHOR DA MORTE


Essa poesia foi a vencedora do concurso de poesia do Festival Intercultural da Comunidade Canauanim região serra da Lua/Roraima em 2008, e foi publicada na revista "O MENSAGEIRO". e representada em dramatização pelos alunos do magisterio Indígena Tami´kan na comunidade do barro região Surumu, e essa é mais uma obra nossa sobre o kanaimé o Senhor da morte.